


O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará, criado em 16 de junho de 1995, vem desenvolvendo nas dependências do Quartel do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil – RPMont, o Projeto Social Equoterapia, objetivando atender aos policiais militares e seus dependentes, bem como o público civil com problemas motores, lesões neuromotoras, deficiências sensoriais, ortopédicas e de linguagem. Atualmente são atendidos 45 praticantes de segunda à sexta-feira no período da manhã.
A equipe profissional é composta por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e pedagogo, além dos policiais militares que realizam a função de auxiliares. Durante todo o período de atendimento do Centro, foram beneficiados mais de 400 praticantes.


O projeto Cavaleiros do Futuro vem sendo desenvolvido nas dependências do Regimento de Polícia Montado Cel. Moura Brasil - RPMon de segunda à sexta-feira nos turnos da manhã (7:30h às 10:30h) e da tarde (13:30h às 16:00h). Funcionando desde 2006, objetiva atender crianças entre 10 e 17 anos devidamente matriculados em colégios da rede pública, a fim de que possam ter instruções extracurriculares de equitação, adestramento, higiene e profilaxia do cavalo, além de noções de cidadania, ordem unida militar, higiene pessoal e música.
O projeto funciona em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SDHDS da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da ONG Nossa Senhora de Fátima e beneficia um total de 120 jovens.
