top of page
NOVO LOGO.png

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará, criado em 16 de junho de 1995, vem desenvolvendo nas dependências do Quartel do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil – RPMont, o programa social Equoterapia, objetivando atender aos policiais militares e seus dependentes, bem como o público civil com problemas motores, lesões neuromotoras, deficiências sensoriais, ortopédicas e de linguagem. Atualmente são atendidos 60 praticantes de segunda à sexta-feira no período da manhã.

 

A equipe profissional é composta por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e pedagogo, além dos policiais militares que realizam a função de auxiliares. Durante todo o período de atendimento do Centro, foram beneficiados mais de 600 praticantes.

image.png
CAVALEIROS DO FUTURO com nome.jpg

O programa Cavaleiros do Futuro, criado em 20 de maio de 2006, vem sendo desenvolvido nas dependências do Regimento de Polícia Montado Coronel Moura Brasil - RPMont de segunda à sexta-feira nos turnos da manhã e da tarde. Funcionando desde 2006, objetiva atender crianças e jovens entre 10 e 17 anos devidamente matriculados em colégios da rede pública, a fim de que possam ter instruções extracurriculares de equitação, adestramento, higiene e profilaxia do cavalo, além de noções de cidadania, ordem unida militar, higiene pessoal e música. O programa funciona em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SDHDS da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do CFIS Nossa Senhora de Fátima e beneficia um total de 120 jovens.

image.png
CELERIS.png

Criado em 2019, o Programa Social Celeris é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil, com o objetivo de proporcionar aulas práticas de equitação a filhos de profissionais da segurança pública. A proposta do programa vai além do aprendizado técnico da equitação: ele promove a convivência com os cavalos como ferramenta de desenvolvimento físico, emocional e social das crianças e adolescentes atendidos. Por meio do contato direto com os animais, os participantes desenvolvem valores como respeito, responsabilidade, empatia, disciplina e cooperação.

 

O Celeris também reforça o elo entre as instituições de segurança pública e as famílias dos profissionais que nelas atuam, oferecendo uma oportunidade de lazer e formação que reconhece a importância e o esforço diário desses servidores. As atividades ocorrem dentro da estrutura do Regimento de Polícia Montada, onde os alunos participam de aulas orientadas por instrutores capacitados, vivenciam a rotina de cuidados com os cavalos e aprendem, na prática, os fundamentos da equitação.

WhatsApp-Image-2025-10-24-at-15.01.jpg
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page